Universidade da Depressão: Entrevistando uma vestibulando

13.8.14



Como todo mundo já deve saber o Enem e outros vestibulares estão chegando,e muitos jovens desde o inicio do ano estão se dedicando para o dia 8 e 9 de novembro (porque creio eu,a maioria vai fazer Enem).Pois bem,eu decidi fazer uma entrevista com uma amiga falando sobre a importância da escolha do curso,e como encarar um pouco a pressão dos amigos e familiares,dicas para aqueles que estão perdendo o foco e também sobre os horários de estudos,que é uma peça chave para se obter uma boa nota na prova.






1.Porque escolheu o curso?
Bom,escolhi o curso porque tenho muita vocação para isso e por ser uma coisa que sou apaixonada e nada melhor do que você escolher uma profissão por amor,sem dúvidas.

2.Pretende ir para uma universidade pública ou privada?Porque?
Pública,sem dúvidas!Prefiro a pública(de preferência a federal),pela credibilidade que as instituições federais tem,pelo peso que ela representará em meu currículo e pelo ensino de qualidade.Porém,existem muitas universidades privadas excelentes ,com o ensino melhor que a federal,mas o peso da federal é imprescindível!

3.Ainda sente dúvidas em relação ao seu curso ou o que pretende fazer?
Hoje não mais.Porém a uns meses atrás,passei por um momento difícil,sempre quis cursar Direito,no entanto,passei a me interessar por alimentação esportiva,e me surgiu uma dúvida muito grande entre Direito e Nutrição ,mas graças a Deus,cheguei a conclusão que Direito me faria mais realizada que era isso que eu quero fazer para o resto da minha vida!

4.Sua família e amigos influenciam na sua escolha?
Não diretamente,os amigos mais experientes dá área influenciaram indiretamente no dia a dia,na forma de exercer a profissão.

5.Pretende fazer porque gosta ou porque irá dar dinheiro?
Porque gosto!É uma área muito ampla que eu posso escolher com o que eu quero trabalhar,porém tudo que se faz bem dará resultados positivos,então pretendo e vou ser muito boa no que eu faço,logo terei frutos positivos,dentre eles,o dinheiro que é uma realização muito importante.

6.Faz algum tipo de grade ou horários de estudos?
Sim,tenho uma rotina extremamente puxada,então para não abrir mão das coisas que eu gosto,tenho que me organizar.Chego do cursinho entre 13:30,as 14 horas começo a estudar,acabo as 16,e vou para a academia,que é o meu horário de distração,muito importante para quem esta estudando para o vestibular,ter um momento de descanso.Enfim,as 18 retomo os estudos até as 22 horas.

7.O que recomenda para as pessoas que ainda vão fazer o vestibular ou não escolheram o que vão fazer?
Para  as que vão fazer o vestibular e estão no ensino médio ainda,se dediquem,estudem mesmo para não precisar fazer um ano de cursinho,que por experiência própria,não é legal,e se vocês se dedicarem vão alcançar os objetivos.
E para quem esta fazendo cursinho,assim como eu,sabe que é difícil, é chato,é desesperador,mas pense que o Enem e os demais vestibulares vão ser nossa carta de euforia,já esta chegando,então vamos continuar mantendo o foco que logo podemos chegar onde tanto almejamos.
Para quem ainda não escolheu o que vai fazer,minha dica é:Pense muito bem,e coloque duas coisas na sua cabeça.Você vai passar o resto da sua vida fazendo isso,então,escolha algo que realmente ame e lembre-se que quando fazemos o que gostamos o trabalho passa a ser prazer,pense muito antes de tomar essa decisão tão importante e não escolha a profissão por dinheiro ou por ser o mais fácil,escolha por amor.Coloque na cabeça que quando se faz algo direito,até vendendo picolé você vai obter sucesso,então se baseia nisso,mete a cara nos livros e se dedique no que você gosta.
Vamos estudar galera,para que no final do ano todo mundo seja aprovado,lembrem que as raízes dos estudos são amargas mas os frutos são doces!
Vamos estudar pois a concorrência esta estudando,e ta abdicando de coisas que vocês acham ser boas agora,para futuramente colher o melhor!Quero agradecer a Jéssica,pela oportunidade e desejar boa sorte a todos.Vamos estudar que a federal é nossa!


Gostaram?Em breve teremos entrevistas sobre as áreas de vários cursos.E se desejar participar da categoria ''Universidade da Depressão''é só deixar um recado lá na fan page do blog,beijo!






3 comentários:

  1. Achei importante o momento que foi mencionado a cobrança dos familiares. Realmente é um saco. Na época que prestei vestibular eu só ouvia a minha mãe dizer: "Eu não te vejo estuando". E isso repetidamente 3 vezes ao dia. Com certeza os horários que eu estudava não batiam com os horários que ela não estava em casa. Mas a distração é necessária sim e as pessoas mais velhas não entendem isso, pois estão totalmente do lado de fora em relação: como são as aulas na escola, se há professores que puxam muito ou se existe matéria que possa ter dificuldades.
    Eu estudei normalmente no terceiro ano, assim como nos anos anteriores. Nada extraordinário, como até mesmo a Kawana faz com sua rotina de estudos.
    Eu estudava quando sentia vontade, quando estava inspirada... E confiei muito mim.
    Juro que não sabia coisa alguma de exatas. Não havia jeito de aprender tudo no terceiro ano. Acabou que em todos os vestibulares que fiz, eu chutei a maioria das exatas. Porém, matérias humanas são ótimas para mim <3
    Resultado foi esse: Passei em 2º Lugar em Letras-Inglês na UNIT, em 1º lugar em Letras na Faculdade Jardins, em fisioterapia na FASE (Os veados não me disseram a colocação --' kkkkkkk), Em 16º lugar em Geografia na UFF, 2º lugar em Técnico em Florestas em Santa Catarina.
    Tantas colocações, mas que na verdade não significam coisa alguma e nem te dá prestígio em uma instituição. Sempre achei bonitas as faixas com letras garrafais: ''FULANO, 1º LUGAR, MEDICINA, AMADEUS'' E então pensava: Pô, quero uma faixa assim também.
    O que realmente foi, na primeira aula da faculdade, eu realmente pensei que a colocação fosse importante, ou que houvesse algum tipo de homenagem aos que passaram em boas colocações. E não houve nada e com certeza não haverá e nenhum tipo de instituição, porque a partir do momento que você está num meio em si com colegas de turma, agora isso não importa mais. O importante é estudar e competir consigo próprio no mercado de trabalho. Já que é isso que a faculdade quer.

    ResponderExcluir
  2. Eu já fiz curso em universidade particular e federal. Digo por experiência que essa idéia de que "federal tem mais peso" é pura balela! Principalmente no caso de direito que a maioria faz concurso e a universidade que se formou nao influencia em nada. O que percebi na minha experiência na federal foi desorganização , professores relapsos , greves e atraso de curso etc. Alem do mais, a grande maioria dos professores da federal dão aula nas particulares também. Conheço gente que era pra se formar em 5 anos e está lá a 7. Eu escolhi particular! Bem melhor na minha opinião

    ResponderExcluir